top of page

Possíveis temas de redação Enem 2021, últimas dicas

Atualizado: 2 de mar. de 2022

Neste post você vai descobrir quais os possíveis temas para a redação Enem 2021.

Algo que todo candidato que vai prestar o Enem 2021 gostaria de ter é saber tudo o que vai cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em especial o tema da temida redação. O medo da maior parte dos candidatos é não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado.


Mas, sem desesperos! Neste post, vamos analisar possíveis temas que poderão cair na prova do Enem 2021. Vale destacar que historicamente, o Enem aborda temas que, de alguma forma, influenciam a sociedade, principalmente, problemas de cunho social e de críticas à sociedade.



Podemos afirmar que não teremos como tema um assunto totalmente desconhecido. Sempre serão problemas que afetam a sociedade em geral e que, bem provavelmente, você mesmo enfrenta ou conhece alguém que é afetado.


O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, cuja discussão ainda esteja em curso, como, por exemplo, a legalização da maconha ou até mesmo algum recorte temático relacionado à pandemia do covid-19.


Isso não significa que você não deva ficar por dentro desses assuntos e outros que estão frequentemente nos noticiários. Não são temas que o Enem tratará agora em sua redação, mas ainda assim, são temas importantes e necessários à discussão.


Temas para o Enem 2021

Para facilitar sua vida de estudante, vamos listar 8 possíveis temas de redação para o Enem 2021! Confira a lista:


1. Mobilidade urbana sustentável


Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. Também é preciso pensar em alternativas para minimizar os impactos causados pelos veículos ao meio ambiente, como a emissão de gases, por exemplo.


A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego - como metrôs e rodízios de carro - ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana.



2. A evasão escolar em questão no Brasil


O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada à falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.


3. O perigo da crise hídrica no Brasil


Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.


4. Educação a distância


Em meio à pandemia do Covid-19, a educação brasileira teve que se reinventar em tempo recorde, a fim de que conseguisse manter os alunos ativos em seus estudos e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade da educação.


Dessa maneira, uma pauta importante é a questão do ensino a distância no Brasil, que, agora, mais do que nunca, pode se mostrar, em algumas circunstâncias, bastante eficaz.




5. Analfabetismo total e funcional


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, foi constatado que 29% da população brasileira é analfabeta funcional.


Os analfabetos funcionais não conseguem interpretar textos básicos nem operações numéricas. Esses dados demonstram que o Brasil precisa melhorar as condições de ensino público e a oferta de trabalho, a fim de que mais pessoas possam adquirir conhecimento sem precisar passar necessidades financeiras e ter que escolher um em detrimento do outro.


6. Feminicídio no Brasil


Apesar de já ter sido tema de redação antes, a questão da violência doméstica pode aparecer novamente, dessa vez com o viés do feminicídio. Esse é um crime que tem perdurado na nossa sociedade, e, em tempos de pandemia, a agressão e, principalmente, o homicídio de mulheres têm crescido drasticamente.


7. Sedentarismo


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40,3% da população brasileira é considerada sedentária. Para a professora Miriele, a pauta é bastante importante nos dias atuais. Esse mal hábito pode trazer inúmeras consequências para a saúde e bem-estar da população, o que pode, inclusive, levar à morte.


8. Refugiados


Hoje, o Brasil tem mais de 57 mil pessoas refugiadas reconhecidas, de acordo com a Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A questão ganhou visibilidade com a crise imigratória.


Apesar de já ter sido tema de redação do Enem antes, para a professora Miriele, ainda há muito o que falar sobre o assunto e é de suma importância que a questão seja abordada.


Mantenha-se atualizado e preparado

A dica é se manter informado, por meio dos noticiários e mídias sociais, ler bastante e assistir filmes para aumentar o repertório cultural. Também é imprescindível ler notícias de mais de uma fonte, para não ter apenas uma visão sobre o assunto e evitar as terríveis Fake News.


Para se garantir ainda mais, faça também redações sobre esses temas, assim você treina sua argumentação e pensa previamente em possíveis soluções.


Abaixo o professor Bruno Barros, do canal Tudo Sobre Geografia, explica sobre possíveis spoilers que o MEC pode ter dado em suas redes sociais, e ele explica também sobre a estrutura da redação do Enem, vale a pena conferir.




53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page